Viña del Mar e Valparaíso

Viver em um outro país te obriga a aprender a arte de forçar a barra para fazer amizades. Eu nunca fui uma pessoa "da galera", dessas que leva mil amigos em casa e que precisa organizar um comboio pra ir pra balada. Sem absolutamente nenhum juízo de valor, digo que eu mais dos poucos em bons.... do tipo que cultiva uma ou duas amizades em cada grupo que frequenta e que as carrega para a vida.

Longe de casa, no entanto, os laços precisam ser formados a partir de relações que já começam carregadas de intimidade. Isso é..... moro numa residência estudantil há menos de uma semana e as pessoas já entraram no meu quarto pra ver novela, já me viram andando de pijama e cabelo molhado pelo corredor, já sabem que eu sou um fiasco no cozinha e compulsiva por chocolates e que preciso comprar pão francês todos os dias pq o café da manhã daqui serve pão murcho. Acho que, entre meus 6 leitores, só meus pais estão acostumados com isso tudo. 
(PS - Alívio para quem sabe do Toi: ele ainda está passando despercebido. Toda vez que alguém bate na porta, eu corro escondê-lo sob o travesseiro)

E foi com duas dessas pessoas recém conhecidas que fui para Viña del Mar e Valparaíso no último domingo. Na teoria, era um passeio que parecia legal e pessoas com as quais eu poderia dividir o táxi e pedir para tirarem fotos minhas - afinal de contas, foto de paisagem eu pego no Google Imagens! Pelo meu perfil, vcs podem imaginar que me deu um medinho de sair pra passar o dia todo com eles em um país estranho e super longe da minha residência, mas, na prática, foi uma delícia! Bia e William se mostraram ótimas companhias - cheios de humor, disposição, boa conversa e com paciência para entenderem minhas frescuras com comida.

Saímos de Santiago às 9hs da manhã e demoramos cerca de 1h40 para chegar a Valparaíso. Eu e Bia fomos pescando e, cada vez que aparecia uma paisagem bonita nos intervalos, ela me cutucava e eu tirava uma foto.



Descemos do ônibus no meio de uma praça onde havia uma feirinha de coisas estranhas e usadas.


Demos uma voltinha por ali, tomamos um café e fomos procurar algo para fazer. Na própria rodoviária, uma empresa de turismo nos ofereceu um tour pelas cidades de Viña del Mar e Valparaíso. Ele teria início às 12hs e retornaria às 18h30, passaria pelos principais pontos da cidade e nos custaria 14.000 pesos chilenos (cerca de R$54,00). Topamos!

Foi ótimo. Nosso guia / motorista era um chileno muito bem humorado e informado (embora eu sempre fique no dúvida quanto à veracidade das informações históricas que eles nos dão). Fomos acompanhados por mais uma família de brasileiros, uma de espanhóis e duas moças colombianas.
Se for verdade que imagens valem mais do que palavras, abaixo estão algumas fotos do que vimos.

Castillo Wulff

Praia de Acapulco - Adorei! Só faltaram os personagens do Chaves

Lagoa Artificial

Mirante de Viña del Mar

Moai del Ahu - Direto da Isla de Pascua para o Museo Fonk

La Defensa - Auguste Rodin 

Quinta Vergara

Quinta Vergara

Reloj de flores

Casa de Pablo Neruda em Viña del Mar
Ele tem casas no Chile assim como Jorge Amado tem na Bahia: uma em cada esquina


Mirador de Valparaíso

Prédio das Forças Armadas
Uma curiosidade: No Chile, todos os bombeiros são voluntários e têm a permissão de suas empresas para que saiam no meio do expediente em caso de chamados.

Os companheiros

Valeu muito a pena!
=)

Comentários

  1. O toi foi junto, não posso crer!!!!!
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Irmãããããããã eu sou uma das 6 pessoas com certeza que vai ler seu blog! E sou uma delas que sabe que você sofrerá com o pobre pão murcho, que de aparência pode ser feinho, mas garanto, é uma delícia! Rs... tente arriscar! Quem sabe você volta até comendo banana?! kkkkkkkkkkkkkk

    TE AMO!!!!!!!! Aproveiteeeeeeeeeeeeeeeee

    p.s: quem é o Toi!?

    Beijos Dê

    ResponderExcluir
  3. O Toi ainda existe...como que ele conseguiu sobreviver..deve ser apenas um pequeno agrupado de fiapos....beijocas minha princesa to amando seu blog Sua fã nº 1 dindinha

    ResponderExcluir
  4. Amanda,
    Adorei as fotos!!!!
    Que bom que já está se adaptando!
    Beijo,
    Aline

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Why so many Brazilians in U.S.

A verdade da vida